A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica está buscando simplificar a medição no processo de migração de consumidores de alta tensão para o mercado livre, visando a eficiência global. Isso é considerado uma questão operacional relevante que precisa ser tratada até janeiro de 2024, quando 106 mil novos consumidores poderão se tornar elegíveis ao Ambiente de Contratação Livre (ACL).
A vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE, Talita Porto, afirmou que estão estudando o assunto para tornar a transição suave em janeiro de 2024 e buscar a eficiência global. Essa declaração foi feita durante o Enase 2023, realizado no Rio de Janeiro.
Entre os pontos que precisam ser solucionados, de acordo com o diretor da Excelência Energia, Eriko Brito, estão a definição do tipo de medição a ser utilizado (convencional ou eletrônico bidirecional), a responsabilidade pela medição, a possibilidade de agregação e a remuneração pelo serviço. São diversas questões operacionais que precisam ser tratadas.
Fonte: Canal Energia