Empresa Especializada em Gestão de Energia – Futtura Energy
El Niño 2023 pode ser intenso e afetar clima do Brasil, alerta Climatempo

Segundo previsões da Climatempo, o El Niño que está se formando pode ter uma intensidade forte, o que pode trazer impactos para o clima no Brasil a partir do próximo verão. Caso a intensidade se confirme entre outubro e novembro, o Sul do país poderá ter chuvas intensas, enquanto Norte e Nordeste poderão enfrentar seca, e o padrão de chuvas no Sudeste poderá ser interrompido.

Apesar de ainda ser cedo para afirmar com certeza qual será a intensidade do fenômeno, os modelos globais apontam para um El Niño moderado. Contudo, há possibilidade de que seja intenso, o que traria consequências significativas para o país. A meteorologista da Climatempo, Ana Clara Marques, ressaltou que um El Niño fraco está praticamente descartado, e que já existem modelos que indicam a possibilidade de um evento forte.

De acordo com Marques, estamos em um período de “El Niño Watch”, no qual se começam a ver as mudanças caminhando para a efetiva formação desse fenômeno climático. Embora ainda estejamos em neutralidade, os sinais indicam que estamos caminhando para um cenário de aquecimento das águas do Oceano Pacífico, o que caracteriza o El Niño.

A previsão é que o fenômeno se configure até maio e que o acoplamento entre o oceano e a atmosfera ocorra a partir de outubro, sendo necessário um trimestre com anomalias de temperaturas do oceano acima de 0,5 grau Celsius. A meteorologista destacou que o impacto do El Niño no Brasil leva um tempo para se manifestar, mas que o país está caminhando para esse fenômeno, após três anos de La Niña.

Fonte: Canal Energia

Precisa de ajuda?
Scan the code
+ 55 (11) 95327-1417 / +55 (11) 99123-9576
contato@futturaenergy.com
Criação de Sites Para Empresas