Empresa Especializada em Gestão de Energia – Futtura Energy
Escassez de energia traz risco de alta da inflação este ano, aponta Sachsida

Mesmo com o crescimento econômico e com as atividades impactadas pela pandemia, o Brasil corre risco de escassez energética e alta nos preços. O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida apontou o risco hidrológico como um elemento que pode atrapalhar a recuperação da economia.

“Significa que temos um problema não só conjuntural de chuvas, mas também estrutural que precisa ser endereçado”, disse. Esse quadro reforça a importância da agenda de concessões, privatizações e aprovação de marcos legais mais eficientes, argumentou o secretário.

Segundo o secretário, há um debate sobre a possibilidade de a economia se recuperar naturalmente no pós-pandemia, e que as estratégia correta é insistir na consolidação fiscal e nas reformas pró-mercado, como faz o governo atual. “Essa é a nossa garantia que um choque transitório será apenas transitório e que poderemos retomar o patamar pré-crise de maneira sustentável”, afirmou. Porém, esse cenário analisado pela Secretaria de Política Econômica não é viável, tornando um desafio de política econômica.

O secretário ainda mostrou graficos que mostram que a economia do Brasil não foi capaz de retomar a trajetoria que percorrida antes da crise desde 1980. Ou seja, foram choques permanentes e que a economia estar perto de retomar seu patamar pré-crise.

Sachsida destacou duas áreas que vão merecer atenção do governo: mercado de capitais e medidas trabalhistas. Entre as reformas cuja aprovação é esperada para este ano, o secretário listou a tributária e a administrativa, além da medida provisória (MP) que autoriza a privatização da Eletrobras.

Este ano será marcado pelas concessões e privatizações, afirmou o secretário. Estão previstos 117 leilões, entre eles os da Eletrobras e dos Correios, que ainda dependem de autorização do Congresso. Também estão na lista 16 arrendamentos portuários, 24 aeroportos, sete trechos rodoviários, quatro ferrovias. A conta é reforçada com 22 ativos de Estados e municípios, como o leilão da Cedae e dos serviços de água e esgoto do Acre, do Amapá e de Porto Alegre.

O secretário ressaltou ainda os efeitos da redução unilateral de 10% nas tarifas de importação de 1.495 produtos. A medida é importante para a agenda de produtividade e merecia ter recebido maior destaque, afirmou.

Precisa de ajuda?
Scan the code
+ 55 (11) 95327-1417 / +55 (11) 99123-9576
contato@futturaenergy.com
Criação de Sites Para Empresas