Durante a cerimônia de balanço dos 100 dias de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que irá acelerar a transição energética do país. O governo lançará editais para a contratação de energia solar e eólica, em quantidades equivalentes às maiores usinas hidrelétricas do Brasil. Além disso, leilões de transmissão serão realizados para tornar a implantação de parques de energia limpa mais rápida e atrativa.
Lula enfatizou que a Petrobras desempenhará um papel importante na transição, financiando a pesquisa de novos combustíveis renováveis e ampliando a frota de navios da subsidiária Transpetro, gerando empregos nos estaleiros nacionais. A transição energética é um dos seis eixos do programa de investimentos estratégicos em infraestrutura do governo, que também inclui transportes, infraestrutura social, inclusão digital e conectividade, infraestrutura urbana e água para todos.
Para garantir que a expansão da geração de fontes renováveis seja acompanhada pela ampliação da capacidade de escoamento da energia, o governo irá investir em linhas de transmissão. Lula destacou que a mudança para uma economia de baixo carbono será tratada como estratégia de desenvolvimento do país, com uma reindustrialização verde e digital da estrutura produtiva nacional.
O presidente prometeu que o Brasil voltará a ser uma referência mundial em sustentabilidade e enfrentamento das mudanças climáticas, cumprindo as metas de redução das emissões com o desmatamento zero até 2030 na Amazônia e o combate ao desmatamento nos demais biomas. Ações de redução de carbono na mobilidade e na construção civil também serão adotadas nos centros urbanos.
Fonte: Canal Energia