Empresa Especializada em Gestão de Energia – Futtura Energy
Vidro solar colorido de Dubai é homologado junto ao Inmetro

O Kromatix, vidro solar colorido destinado ao revestimento de fachadas e que possibilita a geração de energia fotovoltaica, já se encontra devidamente homologado junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ao Selo A Procel de eficiência energética, o que permite que o produto seja comercializado para funcionamento na modalidade ongrid, injetando o excedente de energia produzido na rede da concessionaria local.

A solução, desenvolvida pela empresa SwissInso SA, é fabricada atualmente em Dubai e na Suiça, e estará disponível para a pronta entrega no mercado brasileiro a partir de dezembro deste ano, no tamanho 1200 x 670 x 10 milímetros, informa o representante da companhia para América do Sul, Central e Caribe, Rogério Duarte. Segundo ele, os vidros poderão ser fabricados também em outras dimensões e cores, conforme a necessidade de cada projeto.

“Nesta modalidade e de acordo com o dimensionamento realizado, a energia gerada pelo Kromatix nas fachadas das edificações será consumida junto a carga. Sendo assim, o fator de simultaneidade será elevado e o retorno financeiro mais rápido”, explica o executivo. A estimativa da companhia é atingir um volume de vendas de 40 mil m² no Brasil até 2022, o que representa um faturamento de US$ 21 milhões.

Solução permite tanto o armazenamento da energia em baterias solares, como a utilização interligada à rede local de fornecimento

“O mercado de construção civil no Brasil está cada vez mais propenso a utilização de novas tecnologias que substituem revestimentos passivos na fachada, por materiais ativos. O Kromatix, além de permitir o retorno do investimento, possibilita a integração arquitetônica da edificação”, resume Duarte.

Algumas obras que irão utilizar o produto começarão a ser executadas no Brasil em outubro e outras estão iniciando a prospecção e avaliação dos investimentos. Além de Vitoria, Santos e Curitiba, há projetos avançados também em Alagoas, Paraíba, São Paulo e Recife. “Estes serão os primeiros estados, totalizando 7000 m² de Kromatix já contratados”, revela o representante da SwissInso no Brasil.

Solução une revestimento estético a geração de energia de alta eficiência, com payback entre 6 a 9 anos, dependendo da localização geográfica, custo do kw/h e do desconto do material passivo que seria utilizado.

Fonte: Canal Energia – 17.07.2019

Bem-vindo a Futtura!
Precisa de ajuda?
+ 55 (11) 95327-1417 / +55 (11) 4858-1907
contato@futturaenergy.com
Criação de Sites Para Empresas